Início » Comunidade internacional reconhece a vitória de Lula tão logo o vencedor é confirmado pelo TSE

Comunidade internacional reconhece a vitória de Lula tão logo o vencedor é confirmado pelo TSE

A+A-
Reset

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou mensagem reconhecendo a vitória de Lula (PT), tão logo foi confirmado o resultado da votação pelo TSE. Em menos de 40 minutos, após o anúncio do eleito, o presidente norte-americano

A comunidade internacional foi rápida em reconhecer a vitória de Lula. EUA, países da Europa e vizinhos da América do Sul parabenizaram Lula pela vitória. De todas as mensagens, a mais importante veio da Casa Branca, menos de 40 minutos após a confirmação do resultado. Em nota, o presidente americano, Joe Biden, se disse ansioso para trabalhar com o Brasil.

Bolsonaro levou 38 dias para reconhecer o triunfo de Biden sobre Donald Trump, em 2020. “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva após eleições livres, justas e críveis, Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, afirmou Biden em nota.

Da Europa, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que vitória de Lula marca “o início de um novo capítulo na história do Brasil”. “Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos países”, afirmou.

O governo português usou as redes sociais e seu site oficial para manifestar-se. “O mandato de Lula, que vai iniciar em janeiro, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e, por isso, também entre os dois Estados”.

O presidente argentino, Alberto Fernández, vai se encontrar hoje com Lula em São Paulo. Será a primeira visita de um chefe de estado estrangeiro ao novo presidente eleito do Brasil.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais