Início » Comissão do Meio Ambiente discute sobre a Economia Circular do Plástico

Comissão do Meio Ambiente discute sobre a Economia Circular do Plástico

A+A-
Reset

A Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal realizou audiência pública nesta quarta-feira (8) para subsidiar a construção de um projeto de lei sobre a Economia Circular do Plástico.

Durante a audiência, os debatedores discutiram sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Economia Circular e a quantidade de plásticos nos oceanos e no meio ambiente.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) disse que já passou da hora do Congresso Nacional aprovar uma legislação sobre a Economia Circular do Plástico e destacou que a responsabilidade para diminuir o uso de resíduos é da indústria.

O procurador Luís Fernando Cabral Barreto Júnior destacou que gerenciamento de resíduos não é a mesma coisa que limpeza pública. “A responsabilidade pelo resíduos é do seu gerador, ou seja, a indústria, comércio e serviços. Os bens de valor, ainda que negativos, precisam ser de responsabilidade do seu gerador. A operação de economia circular deve ser de responsabilidade do envasador. O Estado tem que ser regulador da política de resíduos e não o executor”, disse.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) destacou que há uma previsão de que até 2050 pode haver mais plástico do que peixe nos oceanos. Por fim, ele disse que recolheu todas as contribuições dos palestrantes e que apresentará, no curto prazo, um projeto de lei sobre o tema para ser discutido no Congresso Nacional.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais