CCJ do Senado promove discussão sobre nova lei do impeachment

Foto: Lula/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza audiência pública, na quarta-feira (6), sobre uma nova lei de impeachment, cujo objetivo é modernizar a Lei 1.079 de 1969.

O projeto foi apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O texto foi proposto por uma comissão de juristas criada pelo Senado. Entre os convidados para a audiência estão o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que presidiu a comissão de juristas, e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

Entre outros pontos, o projeto sugere que o presidente da Câmara dos Deputados terá prazo de 30 dias para analisar pedidos de impeachment recebidos e determinar “a submissão da denúncia à deliberação da Mesa” ou “o arquivamento liminar da denúncia, por não preencher os requisitos jurídico-formais”. Entretanto, o silêncio do presidente da Câmara após esse prazo será considerado indeferimento tácito, com o consequente arquivamento da denúncia. Desse arquivamento, porém, ainda cabe recurso, apoiado por um terço dos parlamentares. Hoje, o presidente da Câmara não tem prazo para decidir sobre pedidos de impeachment de presidente da República.

Postagens relacionadas

Saiba como funciona o porte de arma de fogo no Brasil

Entenda o porquê do Iene, moeda japonesa, estar em declínio

Saiba quem pode adquirir porte de arma no país

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais