Início » Câmara aprova admissibilidade do piso da enfermagem e PEC dos biocombustíveis

Câmara aprova admissibilidade do piso da enfermagem e PEC dos biocombustíveis

A+A-
Reset

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, na noite de segunda-feira (20), a admissibilidade da PEC 15/2022, que prevê benefícios tributários para biocombustíveis, e da PEC 11/2022, que estabelece um piso salarial para profissionais da enfermagem. Ambas seguem para a avaliação de comissões especiais.

Também conhecida como PEC dos biocombustíveis, a Proposta de Emenda Constitucional nº 15 garante a competitividade do etanol no mercado diante da redução do ICMS dos combustíveis, previsto no PLP 18/2022. A proposta integra o pacote tratado com prioridade no Congresso Nacional para viabilizar a redução do preço dos combustíveis no país.

O parecer dos biocombustíveis estabelece que eventuais modificações das alíquotas a um combustível fóssil vão implicar, de maneira automática, na alteração das alíquotas dos biocombustíveis substitutos, evitando distorções no mercado e incentivando o consumo. De acordo com o texto da proposta, as alíquotas sobre fontes renováveis, como biocombustíveis, devem ser menores que as dos combustíveis fósseis por 20 anos, aplicáveis ao Cofins e PIS/Pasep.

A comissão especial pode apresentar emendas à proposta dos biocombustíveis, mecanismo que pode ser utilizado pelo governo para que outros impostos sejam incluídos.

Já a aprovação da PEC do piso de enfermagem esbarra em uma questão importante: a fonte de custeio ainda é incerta. O projeto tenta estabelecer um piso nacional para a remuneração de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e de parteiras.

A pauta já foi aprovada em formato de Projeto de Lei (PL) de nº 2564/2020 tanto na Câmara quanto no Senado. Contudo, a proposta ainda não foi levada à sanção em razão de acordo dos parlamentares que decidiram incluir na Constituição o piso salarial das categorias, se fazendo necessária a aprovação de uma PEC. A fonte de financiamento da medida será discutida na comissão especial.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais