Início » BRs 381 e 262 completam quatro leilões de rodovias no ano

BRs 381 e 262 completam quatro leilões de rodovias no ano

A+A-
Reset

Com o leilão das BRs 381 e 262 (MG/ES) em 25 de novembro, o Ministério da Infraestrutura terá realizado quatro certames de rodovias federais este ano, marcando a retomada do processo de concessão desses ativos ao setor privado. Terão sido leiloadas as BRs: 153 (GO/TO); 163 (MT/PA); 116 e 101 (RJ/SP); e 381 e 262 (MG/ES).

A retomada inaugura nova modelagem, após os problemas ocorridos com os leilões da Fase III do Programa de Concessões Rodoviárias (2013-2014). Praticamente todos os leilões dessa fase resultaram em fracasso, com decretação de caducidade de trecho, caso da BR 153 (GO/TO), ou devolução, caso das BRs 040 (DF/GO/MG) e 163 (MS).

A concessão da BR 381 (MG) ao setor privado vai equacionar um antigo gargalo logístico e reduzir o alto nível de acidentes em sua extensão, com a conclusão da duplicação da rodovia. Essas obras se arrastam desde o início de 2000, com a eliminação de curvas, a mudança do traçado e a duplicação da via.

Durante debate virtual com empresários mineiros há uma semana, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, informou que “o grosso da duplicação da BR 381 vai ser realizado entre o terceiro e o nono ano da concessão”.

O trecho da BR 262 entre João Monlevade (MG) e Vitória (ES) foi oferecido sem sucesso em certame ocorrido em 2013. À época, o argumento para o desinteresse do setor privado pelo trecho era o risco de o ganhador do leilão assumir uma rodovia que se encontrava em obras a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sem garantia de que elas seriam concluídas.

Redução de prazo

O governo pretende rever uma resolução do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que estabelece o intervalo de 100 dias entre a publicação do edital e a realização dos leilões. O prazo poderá ser reduzido para 70 a 90 dias, desde que as regras do processo de concessão já estejam consolidadas.

Além disso, as audiências públicas destinadas a discutir os projetos oferecem oportunidade para que cada concessão seja discutida pelos agentes do mercado e pelos interessados em participar da competição.

Da parte dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), também existe a percepção de que os estudos envolvendo cada concessão têm se aprimorado, o que significa menor tempo para a análise das propostas e a aprovação dos projetos.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais