Início » Brasil ocupará presidência do G20 pela primeira vez

Brasil ocupará presidência do G20 pela primeira vez

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, nos dias 9 e 10 de setembro, em Nova Delhi, capital da Índia. Na ocasião, o Brasil receberá pela primeira vez a Presidência do G20.

O mandato do Brasil será exercido entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024. A próxima cúpula, sob coordenação do Brasil, deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Na Índia, o presidente Lula comparecerá em três reuniões de trabalho do G20 e deve receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais. Ele fará o último discurso da cúpula, na tarde de 10/9, após receber simbolicamente a Presidência, que será entregue pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

O embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, detalhou que o presidente apresentará as prioridades brasileiras para a presidência da cúpula. “Em entrevista na semana passada, ele mencionou o combate às desigualdades, não só na área social, mas desigualdade entre países, de acesso a recursos, e sobretudo em áreas como combate à fome, combate à pobreza e a agenda social de maneira geral”, afirmou.

BrasilCúpula do G20política

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais