Início » BNDES publica edital de privatização da Codesa

BNDES publica edital de privatização da Codesa

A+A-
Reset

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) publicou nesta sexta-feira (21) o edital de licitação da desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e dos Portos Organizados de Vitória e Barra do Riacho, no estado do Espírito Santo (Leilão nº 1/2022 – PPI/PND). A entrega das propostas está prevista para 22 de março e a sessão pública do leilão acontece três dias depois, no dia 25, na B3, Bolsa de Valores de São Paulo.

O edital prevê a alienação da totalidade das ações detidas pela União no capital social da Codesa e a celebração de contrato de concessão entre a União e a Companhia para a exploração dos Portos Organizados de Vitória e Barra do Riacho. O contrato de concessão terá vigência de 35 anos, prorrogável por mais cinco anos, e tem previsão de R$ 334,8 milhões em investimentos, além de R$ 1 bilhão para custear as despesas operacionais. Acesse o edital AQUI.

De acordo com o governo, trata-se da primeira desestatização de um porto organizada no Brasil.

Os estudos para desestatização apontam que o Porto de Vitória tem capacidade de dobrar a movimentação de cargas de 7 milhões para 14 milhões de toneladas por ano. Para o terminal portuário de Barra do Riacho, há a possibilidade de exploração de novas áreas, uma vez que 522 mil metros quadrados – de um total de 860 mil metros quadrados – são greenfield (projetos incipientes, que existem somente no papel e estão em fase de planejamento) e poderão ser destinados para novas atividades na zona portuária. Além disso, estima-se aumento da renda e criação de 15 mil empregos diretos e indiretos ao longo do contrato de arrendamento.


Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais