Início » Banco Mundial encerra divulgação de relatório sobre facilidade de investimento

Banco Mundial encerra divulgação de relatório sobre facilidade de investimento

A+A-
Reset

Na quinta-feira (16/9), o Banco Mundial anunciou que a publicação do relatório Doing Business está encerrada. A notícia causou surpresa no Governo Federal. As informações ajudavam a formar um um ranking mundial sobre a facilidade de fazer negócios e investimento em 190 países.

Segundo o Banco Mundial, o encerramento foi por causa da identificação de irregularidades nos relatórios, verificadas pela entidade em auditoria interna. No Brasil, a coordenação do Doing Business era realizada pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República (Seme/SG). 

O Governo Federal informou que vai adotar outros rankings internacionais para substituir o Doing Business e permanece com o compromisso de continuar melhorando o ambiente de negócios do Brasil. “Adotando outros rankings internacionalmente reconhecidos e de notória idoneidade”, afirmou em nota.

O ranking do Brasil no relatório era utilizado pelo governo para medir se as políticas adotadas tiveram sucesso. Como no caso do Projeto de Lei 15/2021, aprovado no Senado em agosto, ele apresenta uma série de medidas para simplificar a abertura de empresas e o seu funcionamento. 

Um dos objetivos do governo com a proposta é modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios no país e melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial.

Em 2020 o Brasil ocupou a 124ª posição no Doing Business. Entre as 190 economias que fazem parte do relatório, o Brasil nunca esteve entre os 100 primeiros. O país tem performance especialmente ruim nos indicadores de abertura de empresas (138ª) e de pagamento de impostos (184ª).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais