Início » Aprovada minuta de edital para novo leilão de Viracopos

Aprovada minuta de edital para novo leilão de Viracopos

A+A-
Reset

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, na terça-feira passada, as minutas do edital e o contrato para a relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O aeroporto foi transferido ao setor privado em 2012, na primeira rodada de licitação de terminais aeroportuários, mediante contrato de 30 anos. A relicitação é a esperança da concessionária Aeroportos Brasil, que administra o aeroporto, para solucionar uma dívida de R$ 2,88 bilhões.

O processo é regido pela Lei nº 13.448/17, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer com o objetivo de dar um destino a concessões em dificuldades e abrir caminho para uma relicitação. A lei foi regulamentada em 2019 por decreto do presidente Jair Bolsonaro.

Os estudos da nova concessão anteveem investimentos de R$ 4,2 bilhões, incluindo a construção de uma nova pista de pouso, paralela à já existente mas independente. A nova pista estará apta a receber aviões cargueiros de grande porte e operações de transporte de passageiros, regulares ou não.

A proposta aprovada pela diretoria da Anac segue para consulta pública pelo prazo de 45 dias. Nesse processo poderá haver ajustes, em função de contribuições colhidas de representantes da sociedade. A expectativa do Ministério da Infraestrutura é que o novo leilão do terminal se dê entre julho e agosto de 2022. “Estamos perto de solucionar um dos grandes problemas que herdamos no Ministério da Infraestrutura”, escreveu o ministro Tarcísio de Freitas em uma rede social.

A Aeroportos Brasil pediu recuperação judicial em 2018 para solucionar a crise de liquidez causada por desequilíbrios econômico-financeiros no contrato de concessão e pela crise econômica que se instalou no país a partir de 2014. Em dezembro do ano passado o processo de recuperação foi encerrado a pedido da própria empresa, como um passo no sentido de permitir a relicitação.

Além de Viracopos deve ser relicitado o aeroporto de São Gonzalo do Amarante, em Natal, cuja concessão foi devolvida pela Infra América, que também administra o terminal internacional de Brasília.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais