Início » Anatel vai liberar na próxima semana mais 282 municípios para receber o sinal do 5G

Anatel vai liberar na próxima semana mais 282 municípios para receber o sinal do 5G

A+A-
Reset

A reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na quarta-feira da próxima semana (26) tem como um dos itens da pauta a deliberação sobre a implantação da rede 5G em mais 282 municípios do Brasil.

Juntas, essas novas localidades somam 8,9 milhões de habitantes, de acordo com o conselheiro da agência reguladora, Moisés Queiroz. O conselheiro também preside o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável por acompanhar a instalação da rede de 5ª Geração.

Até o momento, chega a 682 municípios estão liberados para receber a rede 5G, ou com a nova rede em funcionamento. Com os 282 que serão liberados na próxima semana 964 municípios estarão aptos a receber o sinal da nova tecnologia. O Brasil tem 5.568 municípios.

A rede 5G começou a operar pelo Distrito Federal, em julho do ano passado, após atrasos em decorrência da pandemia da Covid 19. A partir da próxima semana, 131,5 milhões de pessoas (do total de 214,3 milhões, segundo dados do IBGE relativos ao último censo concluído, em 2021.

 

Satisfação

 

Dados da última pesquisa de satisfação da Anatel, feita junto a 88 mil consumidores de todo o país, concluída em janeiro deste ano, mostram que os usuários da telefonia celular pré-paga se mostraram os mais satisfeitos com os serviços prestados. Na escala de 0 (nem um pouco satisfeito) a 10 (muito satisfeito), essa média ficou em 7,70.

Na telefonia fixa, essa média caiu para 7,45. Na telefonia celular pós-paga a média ficou em 7,30. Na TV por assinatura, o nível de satisfação ficou em 7,22. A Banda Larga fixa foi a mais baixa, com 7,7.

Segundo a agência, a Pesquisa de Satisfação permite aos usuários comparar as empresas para escolher seu fornecedor e ajuda a Anatel a orientar sua atuação regulatória para as questões que o consumidor considera mais importantes.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais