Alckmin afirma que Governo vai antecipar dragagem no Rio Amazonas

Durante reunião do Conselho de Administração da Suframa, nesta sexta-feira (1), o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o Governo Federal vai trabalhar para acelerar o processo de dragagem no Rio Amazonas. As obras visam garantir a navegabilidade de embarcações que operam nos principais terminais de contêineres da Zona Franca de Manaus.

Foto: Alexssandro Loyola

Leia mais: Comissão do Senado aprova empresas estrangeiras a operar voo doméstico na Amazônia Legal

– Nós vamos sim trabalhar com o ministro dos Portos, Sílvio Costa, para antecipar a dragagem. Nós precisamos antecipar a dragagem”, afirmou Alckmin. A ideia é começar no mês de maio – afirmou.

A fala do também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ocorreu após o governador de Amazonas, Wilson Lima (União), questionar sobre o andamento da obra autorizada em outubro de 2023, após forte estiagem na região.

Fertilizantes

Além da dragagem, Lima comentou sobre o licenciamento ambiental para a mina de cloreto de potássio localizada no município de Autazes (AM). Em 2023, a Justiça Federal do Amazonas anulou o processo de licenciamento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e afirmou que a competência era do IBAMA. Alckmin ponderou que a questão se tratava de uma disputa jurídica.

Leia mais! Congresso pode criar comissão para proteção de dados, IA e segurança cibernética

– O Ibama sempre defendeu que quem deveria licenciar é o IPAAM – comentou Alckmin. Finalmente a Justiça decidiu e então agora é o IPAAM, que está nas suas boas mãos – completou.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais