Durante reunião do Conselho de Administração da Suframa, nesta sexta-feira (1), o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o Governo Federal vai trabalhar para acelerar o processo de dragagem no Rio Amazonas. As obras visam garantir a navegabilidade de embarcações que operam nos principais terminais de contêineres da Zona Franca de Manaus.
Leia mais: Comissão do Senado aprova empresas estrangeiras a operar voo doméstico na Amazônia Legal
– Nós vamos sim trabalhar com o ministro dos Portos, Sílvio Costa, para antecipar a dragagem. Nós precisamos antecipar a dragagem”, afirmou Alckmin. A ideia é começar no mês de maio – afirmou.
A fala do também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ocorreu após o governador de Amazonas, Wilson Lima (União), questionar sobre o andamento da obra autorizada em outubro de 2023, após forte estiagem na região.
Fertilizantes
Além da dragagem, Lima comentou sobre o licenciamento ambiental para a mina de cloreto de potássio localizada no município de Autazes (AM). Em 2023, a Justiça Federal do Amazonas anulou o processo de licenciamento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e afirmou que a competência era do IBAMA. Alckmin ponderou que a questão se tratava de uma disputa jurídica.
Leia mais! Congresso pode criar comissão para proteção de dados, IA e segurança cibernética
– O Ibama sempre defendeu que quem deveria licenciar é o IPAAM – comentou Alckmin. Finalmente a Justiça decidiu e então agora é o IPAAM, que está nas suas boas mãos – completou.