Oposição aciona STF contra emendas de relator impositivas

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Parlamentares da oposição acionaram o STF pedindo a suspensão do trecho do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 que determina que as emendas de relator (RP9) sejam impositivas. O dispositivo foi aprovado pela Comissão Mista do Orçamento (CMO) na última quarta-feira e tem o potencial de dobrar a parcela do orçamento sob controle do Legislativo.

A decisão é vista como uma redução de poder para o próximo presidente da República, que perde força em uma das principais ferramentas de negociação com o Legislativo: a liberação de emendas parlamentares. Estima-se que as emendas de relator somem R$ 19 bilhões.

A ação no Supremo Tribunal Federal foi feita pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Alessandro Viera (PSDB-SE) e os deputados Felipe Rigoni (União-ES) e Tabata Amaral (PSB-SP).

Para Randolfe, tornar as emendas de relator impositivas é um “desrespeito total com os brasileiros”. Ele afirma que os recursos estão sendo utilizados como “moeda de troca eleitoral”, sem pensar nas necessidades da população.

O texto aprovado pela CMO também prevê que as emendas apontem quem será o beneficiário e quem está propondo a emenda, trazendo um mecanismo de transparência. O texto da LDO ainda será votado pelo Congresso.

Por se tratar de uma matéria ainda em análise do Parlamento, é pouco provável que o STF atenda ao pedido. Poderá haver, contudo, questionamentos caso a norma seja aprovada e sancionada pelo presidente da República.

Postagens relacionadas

Sessão de vetos pode acontecer na próxima semana

Comissão aprova ajuste na repartição de ICMS com municípios

PL da desoneração da folha chega ao Senado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais