O que fica para depois das eleições no Congresso – Análise

Foto: Ana Volpe/Senado

Esta será a primeira semana do recesso parlamentar. A previsão é de que no segundo semestre haja pouco trabalho no Legislativo em razão das eleições. Nos últimos dias, as prioridades foram a conclusão das PECs do piso de enfermagem (PEC nº 11/22) e dos auxílios (PEC nº 15/22), além da LDO para 2023. Os vetos presidenciais também constam da agenda, mas com menos apelo que as demais matérias.

O primeiro semestre se encerra com algumas pendências nos campos econômico e regulatório que ficarão para o segundo semestre, certamente também bastante prejudicado pelas campanhas eleitorais. Assim, o espaço de oportunidade para votação de matérias no segundo semestre será restrito. Entre agosto e outubro, devem ser convocadas apenas duas semanas de atividades na Câmara dos Deputados. O Senado Federal deve acompanhar a programação dos deputados, visto que a pauta deve girar, basicamente, em torno de medidas provisórias com prazo de validade a se encerrar nesse período. E as duas Casas precisam sincronizar essas deliberações. Dessa forma, a tendência é de que pouca coisa avance até outubro.

Na Câmara, entre os temas de maior relevância, destacamos o PLP nº 414/21, que amplia o mercado livre de energia elétrica; e o PL nº 528/21, que regulamenta o mercado de créditos de carbono. Trata-se de duas matérias que, embora prioritárias, perderam espaço na agenda legislativa em função da pauta dos combustíveis. Outro tema que também pode remanescer, caso não seja votado esta semana, é o PL nº 4.401/21, que disciplina o mercado de criptoativos. A proposta aguarda votação final para seguir para sanção presidencial.

No Senado, restam pendentes matérias já aprovadas na Câmara, mas que não tiveram avanços desde que chegaram à mesa dos senadores. São exemplos o PL nº 4.188/21, do marco legal de garantias ao crédito. Aprovado na Câmara em junho, não foi adiante. Da mesma forma, o PL nº 2.646/20, sobre as debêntures de infraestrutura; e o PL nº 441/91, que legaliza os jogos de azar no país. Outras matérias que suscitam discussões ideológicas, como a privatização dos Correios (PL nº 591/21), o licenciamento ambiental (PL nº 2.159/21) e a regularização fundiária (PL nº 2.633/20), devem ter seus destinos atrelados ao resultado da eleição presidencial.

Postagens relacionadas

Imposto de renda pode ser votado no Senado nesta terça-feira

Entidades inspecionam urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais

Senado aprova pedido de urgência para marco legal das startups

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais