Início » Governo espera votar o novo marco fiscal esta semana

Governo espera votar o novo marco fiscal esta semana

A+A-
Reset

A agenda do Congresso estará cheia nesta semana. Há a possibilidade da Câmara dos Deputados votar o PL 93/2023 do novo marco fiscal. Nesta segunda-feira (21) o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), se reunirá com outros líderes para discutir o projeto. Até o momento, o relator Claudio Cajado (PP/BA) é reticente quanto às alterações no texto feitas pelo Senado.

A pauta foi aprovada em maio no Senado e a expectativa era de que os líderes da Câmara discutissem o texto na última segunda (14) com especialistas da área econômica. Contudo, após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dizer que os deputados tinham um “poder muito grande”, Lira cancelou a reunião.

O governo espera concluir a votação nesta semana, pois até o final de agosto terá que enviar ao Congresso o orçamento de 2024. Mas, se o governo e os parlamentares entrarem em acordo sobre os pontos em divergência, o texto poderá ir ao plenário já na terça-feira (22).

Entenda a disputa

O PL 93/2023 cria um mecanismo de controle dos gastos públicos, em substituição do antigo Teto de Gastos. No lugar de limitar o crescimento de gastos apenas na inflação, o projeto passa a considerar o aumento da arrecadação.

O texto aprovado pelos senadores também se difere do que saiu da Câmara por não incluir na nova limitação de gastos o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e as transferências da União ao Fundo Constitucional do Distrito Federal. Também foram retiradas do teto as despesas com ciência, tecnologia e inovação.

Também foi incluída uma emenda do líder do governo, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), que autoriza um gasto a mais de pelo menos R$ 32 bilhões em 2024. A emenda era demandado pela ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais