Congresso Nacional aprova a MP dos Cartórios

Foto: Saulo Cruz

Nesta terça-feira (31), o Congresso aprovou a Medida Provisória 1.085/2021, que institui a digitalização dos documentos emitidos em cartório, por meio da criação do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp). O objetivo é desburocratizar o acesso da documentação, permitindo até a impressão destes sem a perda de autenticidade. O Serp deve ser implementado até o dia 31 de Janeiro de 2023.

O texto, no entanto, foi modificado no Senado. Das emendas acatadas pelo relator Weverton (PDT-MA), as principais alterações facilitam e esclarecem pontos voltados aos extratos, às regularizações fundiárias, à privacidade de dados com base na LGPD e às formas e indenizações de registro. Os extratos, por exemplo, terão assinatura digital e serão acompanhados de uma declaração, que certifica que o conteúdo corresponde ao original. No caso das mudanças referentes às regularizações fundiárias, o projeto agora prevê a gratuidade nos cartórios para registros de títulos de pequenos produtores.

Os dados compartilhados entre cartórios não irão infringir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), argumenta o governo. Além disso, o texto prevê a facilidade de registro em aluguéis de imóveis, casamentos e uniões estáveis, entre outros processos de registro.

No caso de cancelamento de patrimônio, o relatório contempla a denúncia da incorporação dentro de 180 dias para a devolução tributária em 30 dias. Já nas unidades adquiridas e que se encontram em construção, a cobrança dos valores será em registro único nas matrículas abertas, independentemente da quantidade de lotes, até que as obras das demais unidades individuais sejam concluídas.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, comemorou a decisão do Congresso pelas redes sociais. “Brasil dá mais um passo no combate à burocracia! Nossa MP da Modernização dos Cartórios foi aprovada e agora todos terão que fornecer serviços online e digitalizar acervo até o ano que vem. Gastos com deslocamento e serviços, bem como o estresse com filas, finalmente acabarão.” declarou em nota.

Postagens relacionadas

Imposto de renda pode ser votado no Senado nesta terça-feira

Senado aprova pedido de urgência para marco legal das startups

Sessão de vetos pode acontecer na próxima semana

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais