Início » Cerca de 50% dos parlamentares aprovam a gestão de Roberto Campos Neto, no Bacen

Cerca de 50% dos parlamentares aprovam a gestão de Roberto Campos Neto, no Bacen

A+A-
Reset
CongressoEconomiaPolítica

Nesta quarta-feira (16), o Data Business divulgou uma pesquisa que mostra apoio de pouco mais de 50% dos parlamentares à gestão do presidente do Banco Central (Bacen), Roberto Campos Neto. Na Câmara dos Deputados, esse apoio corresponde a 50,9%, enquanto no Senado, a avaliação positiva é de 52,2%.

Desde o início da atual gestão, o presidente do Bacen enfrenta duras críticas referentes à sua administração. A esquerda defende a redução da taxa Selic para estimular a economia. Os partidos de centro apoiam a política monetária atual, mas anseiam por mudanças. Já a direita mostra uma divisão, embora uma maioria apoie a atual taxa.

Com relação à atual taxa Selic (13,25%), os deputados (67,9%) e senadores (65,2%) discordam da atual porcentagem. Na Câmara dos Deputados 58,5% discordam do patamar atual, sugerindo uma baixa na porcentagem. Porém, 9,4% dos entrevistados defendem a necessidade de uma taxa maior. E, 31,1% são favoráveis à política monetária em vigor.

Os partidos de direita aprovam majoritariamente a atuação de Campos Neto. Já os de centro, possuem um balanço positivo. Por fim, os partidos de esquerda rejeitam o trabalho de Campos Neto.

Participaram da pesquisa, 106 deputados federais, de 21 partidos diferentes, bem como 23 senadores, de 13 partidos sortidos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 08 de agosto e 09 de agosto de 2023.

copomPesquisaRoberto Campos Neto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais