PL prevê novo rito na escolha de cargos da PM e Bombeiros

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública da Câmara pode votar nesta semana o Projeto de Lei 164/2019, que prevê a inclusão de lista tríplice no rito de escolha dos comandantes-gerais da PM e Corpo de Bombeiros. O texto consta na pauta da sessão de 14h desta terça-feira (22).

O PL traz mudanças nos métodos de escolha dos comandantes das corporações de todos os estados, municípios e o Distrito Federal. A norma prevê que os comandantes-gerais serão escolhidos por lista tríplice, integrada somente por coronéis da mesma força de segurança. Fica vedada a indicação de nomes de fora da corporação e de patentes inferiores. O texto é de autoria do deputado José Nelto (Podemos-GO) e relatado por Junio Amaral (PL-MG).

Outro projeto correlato também aguarda deliberação do colegiado. O PL 241/2023 prevê a reorganização das polícias militares e do Corpo de Bombeiros, promovendo ajustes na regra de averbação de tempo de serviço. O texto muda de 5 para 10 anos o período de averbação de serviço de atividades que não de natureza militar para servidores públicos. De autoria do deputado Capitão Augusto (PL-SP), a matéria tem parecer favorável do relator Eduardo Pazuello (PL-RJ).

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais