Início » Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Matéria segue para sanção presidencial

A+A-
Reset

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), o projeto que flexibiliza regras de contratos de licitação e linhas de crédito para casos de calamidade pública (PL 3117/24). A matéria, que segue para sanção presidencial, integra o pacote de medidas legislativas para o socorro ao Rio Grande do Sul após a destruição das enchentes.

O texto dispensa a necessidade de licitação para compras e obras, inclusive de engenharia, quando decretado estado de calamidade. Ainda, durante a primeira análise da Câmara, o deputado Bohn Gass (PT-RS), relator da matéria, incluiu em seu parecer a destinação de R$ 2 bilhões da União ao fundo garantidor para o desconto de empréstimos feitos no âmbito do Pronampe e do Pronaf para empresários e produtores rurais atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul.

Há pressa para que a matéria seja sancionada. Os assuntos do texto foram inicialmente tratados pelas MP 1221/24, que caducou em 13 de setembro, e 1226/24, que caduca em 25 de setembro. O conteúdo da MP foi absorvido pelo PL e reapresentado ao Congresso pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais