Início » Comissão aprova projeto que dá prazo de 48 horas para a conexão de imóveis à rede de energia elétrica

Comissão aprova projeto que dá prazo de 48 horas para a conexão de imóveis à rede de energia elétrica

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosCongresso
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Duarte Jr.: “tratando-se de serviço essencial, deve ser atendido de forma prioritária e rápida”

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1307/22, pelo qual a concessionária de energia elétrica deverá realizar em no máximo 48 horas a conexão do imóvel em área urbana, desde que as instalações satisfaçam às condições técnicas de segurança e operação.

O relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), recomendou a aprovação com emenda para definir esse prazo para a prestação do serviço – a versão original sugeria dez dias. Pelo texto aprovado, o não cumprimento do tempo máximo para a conexão sujeitará a empresa infratora a multa de até 1,0% da receita operacional líquida.

“Tratando-se de serviço essencial, é preciso garantir que os pedidos de ligação sejam atendidos de forma prioritária e rápida”, defendeu Duarte Jr. em seu parecer. “A privação injustificada de energia elétrica impede o cidadão de exercer tarefas elementares da vida cotidiana e profissional”, continuou o relator.

“As normas e a ação fiscalizadora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não têm sido suficientes para coibir a demora na conexão à rede de energia elétrica, prática abusiva que traz prejuízos para os cidadãos e para a economia”, afirmou o autor da proposta, o deputado licenciado Eduardo Bismarck (CE).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/992156-comissao-aprova-projeto-que-da-prazo-de-48-horas-para-a-conexao-de-imoveis-a-rede-de-energia-eletrica/

Câmara dos Deputados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais