Início » Comissão aprova ajuda de custo a paciente do SUS em tratamento em outro município

Comissão aprova ajuda de custo a paciente do SUS em tratamento em outro município

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosCongresso
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O relator, deputado Josenildo, fez ajustes no texto

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 10895/18, do Senado, que prevê ajuda de custo ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento em outra cidade. A proposta aprovada insere dispositivos na Lei Orgânica da Saúde.

O relator, deputado Josenildo (PDT-AP), recomendou a aprovação com emendas para ajustes no texto, já que, segundo ele, o projeto original, na sua maior parte, adota regras já aplicadas a partir de normativos do Ministério da Saúde.

A versão aprovada aborda os gastos com alimentação, transporte e hospedagem do paciente e um acompanhante, se for o caso. A ajuda de custo poderá ser dada desde que exista disponibilidade financeira e orçamentária do ente federativo responsável, conforme pactuação prévia pela comissão de gestores do SUS.

Será necessária a indicação por médico do SUS para o tratamento em outra cidade e a autorização do gestor municipal ou estadual do SUS, além da garantia de atendimento no outro município. O benefício não valerá para deslocamentos inferiores a 50 quilômetros ou entre localidades de uma região metropolitana.

As normas do SUS já tratam da ajuda de custo a pacientes que se deslocam para outras localidades, por meio da modalidade Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Mas, atualmente, o acesso a esse benefício é restrito, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na justificativa que acompanha a versão original da proposta.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em 2021, o texto foi aprovado pela antiga Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/992141-comissao-aprova-ajuda-de-custo-a-paciente-do-sus-em-tratamento-em-outro-municipio/

Câmara dos Deputados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais