Comissão aprova projeto que prioriza recursos para turismo sustentável em parques nacionais

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Pedro Campos: medida beneficia turismo de base comunitária e ecoturismo

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 296/20, que concede prioridade na destinação de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) a municípios que estimulem o turismo consciente em parques nacionais localizados no próprio território. De autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), o texto altera a Lei 7.797/89, que criou o FNMA.

Atualmente, a lei prevê prioridade na destinação dos recursos do fundo a projetos que tenham sua área de atuação na Amazônia Legal ou no Pantanal Mato-Grossense, o que é revogado pelo projeto.

O relator, deputado Pedro Campos (PSB-PE), afirma que a medida é importante porque incentiva o turismo de base comunitária e o ecoturismo para fomentar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do turismo, a proteção dos parques e das espécies em extinção, bem como a geração de emprego e renda para a população.

“Afinal, os atributos e recursos naturais são atratividades que o País dispõe para o fortalecimento do PIB e o alicerçamento do imaginário coletivo mundial do Brasil”, diz o parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/985569-comissao-aprova-projeto-que-prioriza-recursos-para-turismo-sustentavel-em-parques-nacionais/

Postagens relacionadas

DPVAT: seguro obrigatório para vítimas de trânsito volta à pauta no Senado

PLP 43/24 promete simplificar e tornar mais justa a tributação de combustíveis no Brasil

Sessão de vetos pode acontecer na próxima semana

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais