Cancelado debate sobre desafios e perspectivas da computação quântica no Brasil

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Debate foi pedido pela deputada Luisa Canziani

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública que realizaria nesta quarta-feira (16) com o tema “Computação Quântica no Brasil, seus desafios e perspectivas”.

O colegiado ainda não marcou nova data para discutir o assunto.

A deputada Luisa Canziani (PSD-PR), que propôs o debate, destaca que a computação quântica é um campo promissor na pesquisa científica e tecnológica, com potencial para revolucionar a velocidade do processamento dos sistemas de tecnologia de informação e do tempo para solução de problemas complexos, especialmente na aplicação nas áreas da Criptografia e da Inteligência Artificial, mas pouco divulgado no País.

“Apesar dos avanços na área, a computação quântica ainda é um tema pouco conhecido no Brasil, principalmente por envolver conceitos complexos e abstratos da física quântica e pela falta de uma divulgação científica mais voltada ao público em geral, e não apenas focalizado no segmento acadêmico”, afirma a deputada, que é presidente da comissão.

Para Luisa Canziani, o Brasil não pode ficar à margem desse avanço tecnológico. “Nesse sentido, queremos discutir a situação das tecnologias de computação quântica no Brasil, as principais iniciativas de pesquisa na área, os desafios tecnológicos e as oportunidades de negócios que essa tecnologia pode proporcionar”, diz.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/985162-cancelado-debate-sobre-desafios-e-perspectivas-da-computacao-quantica-no-brasil/

Postagens relacionadas

Programa visa impulsionar inovações agrícolas com incentivos e seleção de projetos

DPVAT: seguro obrigatório para vítimas de trânsito volta à pauta no Senado

PLP 43/24 promete simplificar e tornar mais justa a tributação de combustíveis no Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais