Início » Comissão debate aplicação de recursos dos fundos de ciência e tecnologia

Comissão debate aplicação de recursos dos fundos de ciência e tecnologia

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosCongresso
Claudio Araújo/Câmara dos Deputados
Luisa Canziani: futuro da pesquisa científica brasileira é bastante promissor

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (3) sobre a aplicação de recursos pelos fundos de ciência e tecnologia. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 13.

A deputada Luisa Canziani (PSD-PR), que pediu o debate, lembrou que o Brasil conta com um sistema bastante robusto de incentivo à pesquisa, mas que sempre sofreu com a falta de recursos derivada, sobretudo, dos constantes contingenciamentos de fundos como FNDCT e Funttel.

Segundo ela, em 2021 o setor finalmente, após décadas de pleitos, conseguiu a aprovação da Lei Complementar 177/21, que alterou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei 11.540/07, para proibir qualquer tipo de corte de recursos do FNDCT. A matéria chegou a ser parcialmente vetada, e foi ainda objeto de novas tentativas de flexibilização.

“Felizmente, a proibição de contingenciamento do FNDCT restou vitoriosa.
Nesse contexto, o futuro da pesquisa científica brasileira mostra-se bastante promissor, havendo perspectiva não apenas de manutenção, mas de aumento substancial nas verbas destinadas ao setor nos próximos anos”, disse a deputada.

Debatedores
Foram convidados para o debate, entre outros, representantes da secretaria-executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), e do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

Veja a relação de convidados para a audiência.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/956831-comissao-debate-aplicacao-de-recursos-dos-fundos-de-ciencia-e-tecnologia/

Câmara dos Deputados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais