Início » Promulgado decreto legislativo com acordo de ajuda mútua em matéria penal com a Romênia

Promulgado decreto legislativo com acordo de ajuda mútua em matéria penal com a Romênia

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosCongresso
Depositphotos
Acordo visa agilizar intercâmbio de dados e adoção de providências pelo Judiciário

O presidente em exercício do Congresso Nacional, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), promulgou o Decreto Legislativo 24/23, que contém acordo entre Brasil e Romênia sobre auxílio jurídico mútuo em matéria penal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24).

O decreto legislativo corresponde à anuência do Congresso Nacional ao acordo assinado pelo governo. Para entrar definitivamente em vigor, o acordo, aprovado pela Câmara dos Deputados em fevereiro e pelo Senado neste mês (PDL 776/21), ainda precisa da ratificação presidencial, feita por meio de decreto.

Com 28 artigos, o acordo institui mecanismo de cooperação para trazer agilidade no intercâmbio de informações e na adoção de providências por parte das autoridades judiciárias de Brasil e Romênia. É semelhante a outros instrumentos sobre auxílio jurídico mútuo em matéria penal assinados e ratificados pelo Brasil.

Pelo acordo, as autoridades centrais serão os ministérios da Justiça, sem prejuízo dos canais diplomáticos. Poderá haver ajuda mútua em práticas como tomada de depoimentos, localização ou identificação de pessoas, transferência temporária de pessoas sob custódia e devolução de ativos e busca e apreensão.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/954999-promulgado-decreto-legislativo-com-acordo-de-ajuda-mutua-em-materia-penal-com-a-romenia/

Câmara dos Deputados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais