Trump retalia Brasil por câmbio desvalorizado

Em uma atitude anunciada por Twitter nesta segunda-feira (02) de manhã, Donald Trump afirmou que irá aumentar as tarifas de importação de produtos brasileiros (alumínio e aço), alegando que a política cambial brasileira fere os interesses dos agricultores norte-americanos.

A decisão de Trump é mais uma que contraria as expectativas de que as relações entre o Brasil e os Estados Unidos seriam harmônicas. Porém, desde que os Estados Unidos deixou de apoiar ao Brasil para entrar na OCDE, as relações estão estremecidas.

Nos bastidores, a decisão é considerada como um alerta à aproximação de Jair Bolsonaro com o líder chinês, Xi Jinping. De tabela, o Brasil entrou na disputa comercial entre os dois gigantes econômicos do mundo. 

Bolsonaro, por sua vez, afirmou que “se for o caso” da imposição de tarifas, ele irá conversar diretamente com Trump, já que não considera uma “retaliação”.

Postagens relacionadas

Dossiê pede que Biden suspenda importações de produtos agrícolas do Brasil

Governo Biden quer trabalhar com Brasil e tem foco em questão climática

PIB dos Estados Unidos cai 3,5% no ano de 2020

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais