Câmara dos Estados Unidos abre processo de impeachment contra Donald Trump

Erin Schaff/The New York Times

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi (Democratas), iniciou, nesta terça-feira (24), um inquérito de impeachment contra o presidente Donald Trump (Republicano). O processo foi motivado pela acusação de que pediu apoio ao presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, em uma investigação sobre o filho do ex-vice-presidente Joe Biden, Hunter.

Joe Biden é o principal adversário de Trump nas eleições presidenciais do ano que vem, sendo visto como uma ameaça a reeleição do atual presidente. Um agente de segurança do governo americano informou que, em ligação com o presidente da Ucrânia, Trump pediu oito vezes que Zelensky colaborasse com a investigação de Hunter Biden.

O processo de impeachment precisa ser aprovado primeiro na Câmara, onde o Partido Democrata tem maioria. Logo após, segue para aprovação no Senado, de maioria republicana. “Se o presidente está essencialmente retendo ajuda militar ao mesmo tempo em que está tentando coagir um líder estrangeiro a fazer algo ilícito, a fornecer sujeira sobre seu oponente durante uma campanha presidencial, então este pode ser o único remédio que é equivalente ao mal que essa conduta representa”, afirmou Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara americana.  

Postagens relacionadas

Dossiê pede que Biden suspenda importações de produtos agrícolas do Brasil

Governo Biden quer trabalhar com Brasil e tem foco em questão climática

PIB dos Estados Unidos cai 3,5% no ano de 2020

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais