A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi (Democratas), iniciou, nesta terça-feira (24), um inquérito de impeachment contra o presidente Donald Trump (Republicano). O processo foi motivado pela acusação de que pediu apoio ao presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, em uma investigação sobre o filho do ex-vice-presidente Joe Biden, Hunter.
Joe Biden é o principal adversário de Trump nas eleições presidenciais do ano que vem, sendo visto como uma ameaça a reeleição do atual presidente. Um agente de segurança do governo americano informou que, em ligação com o presidente da Ucrânia, Trump pediu oito vezes que Zelensky colaborasse com a investigação de Hunter Biden.
O processo de impeachment precisa ser aprovado primeiro na Câmara, onde o Partido Democrata tem maioria. Logo após, segue para aprovação no Senado, de maioria republicana. “Se o presidente está essencialmente retendo ajuda militar ao mesmo tempo em que está tentando coagir um líder estrangeiro a fazer algo ilícito, a fornecer sujeira sobre seu oponente durante uma campanha presidencial, então este pode ser o único remédio que é equivalente ao mal que essa conduta representa”, afirmou Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara americana.