Início » Dívidas dos estados: governadores chegam a consenso sobre índice de correção

Dívidas dos estados: governadores chegam a consenso sobre índice de correção

Proposta sugere correção pelo IPCA mais 1% e considera investimentos em infraestrutura, segurança e educação como abatimento

A+A-
Reset

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que há consenso dos governadores para que o índice de correção das dívidas estaduais seja pelo IPCA e mais 1% do valor do montante dos débitos. A fala ocorreu após almoço com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e demais governadores.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Hoje, a correção é feita pelo IPCA, somado a 4% do valor da dívida. Os governadores levantaram ainda a possibilidade do investimento em infraestrutura, segurança pública e educação, como forma de abatimento. Participaram do almoço, representantes do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Somando todos os estados, as dívidas chegam a R$ 740 bilhões. Os chefes estaduais afirmam que ainda não há texto fechado, mas está mantida a previsão de votação antes do recesso parlamentar, a partir de 18 de julho.

O presidente Rodrigo Pacheco reúne-se, às 18h30 desta terça, com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, para debater a matéria. Apuração do O Brasilianista aponta que um texto deve ser apresentado na quarta (3).

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais