Início » Sérgio Massa surpreende com 36% dos votos

Sérgio Massa surpreende com 36% dos votos

A+A-
Reset
ArtigosDestaque

Com 36% dos votos, Sérgio Massa foi a surpresa da noite. No entanto, as eleições presidenciais somente serão definidas após o segundo turno em 19 de novembro.

Em um país cheio de incerteza política e econômica, o atual Ministro da Economia, Sérgio Massa, surpreendeu com uma maioria de votos, superando o vencedor das primárias, Javier Milei.

Com 74% do eleitorado comparecendo às urnas e com a rejeição à política tradicional atingindo seu auge, Sérgio Massa obteve 36%, Javier Milei 30% e Patricia Bullrich 23%.

Sérgio Massa

Javier Milei – Foto: divulgação/AFP

Sérgio Massa aumentou sua base de votos desde as primárias, sendo a província de Buenos Aires o distrito com o maior aumento, onde Axel Kicillof foi reeleito como governador.

Com este resultado, o kirchnerismo cumpre seu objetivo de se refugiar na província de Buenos Aires, independentemente de quem seja o próximo presidente.

Nesta próxima fase, os vencedores Sérgio Massa e Javier Milei devem se concentrar em uma nova estratégia que lhes permita conquistar os votos dos candidatos que ficaram de fora do segundo turno e, assim, formar alianças que os ajudem na próxima eleição.

Leia mais! Liderança de Javier Milei na disputa presidencial e a viabilidade de suas ideias para a Argentina

Espera-se um debate interno na coalizão de Patricia Bullrich, Juntos por el Cambio, devido à falta de uma posição unânime, o que poderia gerar uma divisão no partido.

Seja quem for o próximo presidente, o principal desafio após as eleições será evitar a hiperinflação.

Além do Poder Executivo, foram eleitos os governadores das províncias de Buenos Aires, Axel Kicillof; de Catamarca, Raúl Jalil; e de Entre Ríos, Rogelio Frigerio, bem como o chefe do Governo da Cidade de Buenos Aires, Jorge Macri.

análise políticaEleições

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais