Início » A Batalha pelo Supremo Tribunal Federal

A Batalha pelo Supremo Tribunal Federal

A+A-
Reset

A lista de nomes para a vaga de Rosa Weber no STF (Supremo Tribunal Federal) para a vaga da ministra Rosa Weber está aumentando cada vez mais. Vários nomes entram para constar e fazer número. Porém, de verdade, existem três ou quatro nomes que estão disputando.

Vamos a eles: Bruno Dantas, presidente do TCU; Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional; Jorge Messias, Advogado-Geral da AGU; Flávio Dino, ministro da Justiça.

Cada um deles têm padrinhos poderosos. Por exemplo, Bruno Dantas conta com o apoio do senador Renan Calheiros e do ministro Gilmar Mendes. Rodrigo Pacheco tem o apoio de Davi Alcolumbre , que é uma espécie de Arthur Lira do Senado Federal.

Flávio Dino e Jorge Messias correm com o apoio do establishment político do governo. A participação de uma espécie de prévia dentro do governo.

O presidente Lula não tem pressa. Vai passar os próximos 45 dias ruminando os critério de sua escolha. Pois sabe que o seu futuro político, eventualmente, pode depender da composição do STF.

A presidência de Rosa Weber

Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

Nos círculos jurídicos de Brasilia, a ministra Rosa Weber sempre foi considerada uma figura pálida e, até mesmo juridicamente abaixo da média de outros ministros.

Vinda do direito do trabalho, a ministra Weber era considerada uma jurista de segunda linha sem a mesma expressão de outros nomes.

Porém, seu desempenho na tragédia de 8 de janeiro, onde rapidamente recompôs o destruído plenário do STF e, ainda, articulou com os demais poderes uma reação dura aos ataques terminaram por engrandecer a sua passagem pela corte suprema do país.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais