Início » Guedes prepara plano para as contas públicas, caso continue no governo

Guedes prepara plano para as contas públicas, caso continue no governo

A+A-
Reset

O ministro da Economia, Paulo Guedes, trabalha em um plano para refundar a legislação sobre as contas públicas do país, caso o presidente Jair Bolsonaro seja reeleito no dia 30 e ele continue à frente do ministério. O ministro mudou o tom de seu discurso e não tem poupado críticas às administrações do PT no passado.

Ontem, quarta-feira (19), em evento do setor portuário, Paulo Guedes criticou o legado petista sobre economia e educação. Disse que o PT tenta vender uma “versão colorida” do passado, “com picanha e cerveja”. A intenção do ministro é reformular o teto de gastos e segurar o crescimento de despesas que pressionam o Orçamento. Entre elas, estão a desindexação do salário mínimo e a desvinculação dos benefícios previdenciários atrelados a esse salário.

Esta proposta deve ser oficializada em caso de vitória de Bolsonaro no dia 30, embora o ministro diga tratar-se de um legado seu. O governo enviaria uma Proposta de Emenda da Constituição após a definição do resultado das urnas na votação do segundo turno, no dia 30 deste mês.

A permanência de Guedes em eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro, afirmam técnicos na Esplanada, estaria condicionada à disposição do Palácio do Planalto de abraçar os planos para o que ele chama de “novo marco fiscal”.

A proposta é vista pelo ministro como reforço ao chamado tripé macroeconômico — câmbio flutuante, metas de inflação e metas fiscais. Uma das principais medidas em estudo é a desindexação do salário mínimo e dos benefícios previdenciários.

Bolsonaro já declarou anteriormente que, se quiser, o ministro permanecerá ne equipe ministerial na hipótese de sua reeleição.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais