Início » Missão do MCTI na Alemanha apresenta iniciativas de apoio a combustíveis sustentáveis

Missão do MCTI na Alemanha apresenta iniciativas de apoio a combustíveis sustentáveis

A+A-
Reset

No dia 24 de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), participou do do International Aviation Exhibition (ILA) 2022, em Berlim, Alemanha. O evento, realizado entre 22 e 26 de junho, reuniu pesquisadores para compartilhar as principais inovações e tecnologias do setor aeroespacial em uma das maiores feiras mundiais da área, representantes de governo, indústrias e agências espaciais.

O MCTI fez uma parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e com a Agência Espacial Alemã (DLR), organizando dentro do evento o seminário “Criando um mercado internacional para os combustíveis de aviação sustentáveis”, com participantes brasileiros e alemães.

O painel “Combustíveis de aviação sustentáveis no Brasil – um diálogo multissetorial”, trouxe um debate, com o diretor de Tecnologias Aplicadas do MCTI, expondo as principais iniciativas brasileiras do governo e de instituições de pesquisa para a promoção dos combustíveis sustentáveis. Todas as ações estão alinhadas ao projeto Combustível do Futuro, o que volta a incentivar produtos sustentáveis na matriz energética nacional.

O projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQR) tem parcerias como a da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). Tem por objetivo a disseminação do combustível sustentável com menor emissão de CO2 no setor aéreo brasileiro.

No dia 15 de junho foi lançada outra ação, a chamada pública da FINEP, uma empresa pública do MCTI, para apoiar novos projetos de combustíveis sustentáveis no valor de R$ 50 milhões. O ministério também comentou no evento as diretrizes do Programa Nacional de Hidrogênio, que já está em processo de construção e irá direcionar recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em outros editais para incentivar as fontes de energia limpa.

O ministério também visitou na ILA, estandes de empresas internacionais para conhecer as iniciativas alinhadas a esse objetivo ao redor do mundo. A agenda também incluiu uma visita à planta produtora de combustível sintético para aviação da Atmosfair, em Werlte, na segunda-feira (20), com o objetivo de aprender como a usar a água, CO2 e energia renovável como matéria-prima para combustíveis aeronáuticos sustentáveis para a aviação.

A missão brasileira teve participação também de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MME), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), universidades, da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) e do Ministério da Infraestrutura, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais