Início » Lula e Bolsonaro empatam em São Paulo e no Rio, aponta Exame/Ideia Big Data

Lula e Bolsonaro empatam em São Paulo e no Rio, aponta Exame/Ideia Big Data

A+A-
Reset

As pesquisas Exame/Ideia Big Data divulgadas em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) apontam que o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados. Tanto em SP quanto no RJ, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) mostram baixa densidade eleitoral.

Em SP, maior colégio eleitoral do país, Lula aparece com 39% das intenções de voto. Bolsonaro registra 35%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Ciro atingiu 6%. Simone soma 4%. Os demais candidatos contabilizaram 7,3%. Brancos, nulos e indecisos atingem 11%.

No RJ, terceiro maior colégio eleitoral do país, Lula tem 37%. Bolsonaro registra 36%. Em seguida aparecem Ciro (10%) e Simone (2%). Os demais candidatos somam 4,5%. Brancos, nulos e indecisos somam 12%.

Na comparação com o primeiro turno de 2018, observamos um avanço de Lula em relação à votação obtida por Fernando Haddad (PT) em SP e no RJ. Bolsonaro, por sua vez, perdeu eleitores em relação à disputa presidencial anterior.

Em SP, Lula teria 42,71% dos votos válidos contra 38,33% de Bolsonaro. Em 2018, Bolsonaro venceu Haddad por 53% a 16,42%. No RJ, Lula teria hoje 41,34% dos votos válidos contra 40,22% de Bolsonaro. Em 2018, Bolsonaro venceu Haddad por 59,79% a 14,69%.

Repetir o desempenho de 2018 em SP e RJ, assim como em MG, que é o segundo maior colégio eleitoral do país, é o grande desafio de Bolsonaro no Sudeste para compensar a vantagem que Lula possui na região Nordeste.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais