Início » Economia firma parcerias para implementação de estratégia de propriedade intelectual

Economia firma parcerias para implementação de estratégia de propriedade intelectual

A+A-
Reset

 

Daren Tang, diretor-geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) esteve no Brasil entre os dias 16 e 18 de março, em sua primeira viagem após o período de restrições da pandemia. Tang participou de uma sessão de debate, na última quinta-feira (17), envolvendo startups altamente inovadoras aceleradas por programas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo INOVATIVA do Ministério da Economia.

Empresas, presidente e equipe do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), presidente e equipe da Fiesp e representantes do Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Economia também estiveram presentes.

A sessão revelou uma visão mais pragmática e adequada à dinâmica dos pequenos negócios, tanto da OMPI quanto do governo brasileiro, no sentido de seguir identificando os gargalos e propondo soluções de curto, médio e longo prazo para a melhoria do sistema de propriedade intelectual, no âmbito da Estratégia Nacional de PI.

Já no dia 18, o SEBRAE ofereceu um café da manhã para celebrar as parcerias entre as instituições presentes (OMPI, ME, MRE e INPI) e os resultados deste último ano de implementação da ENPI. A criação dos selos brasileiros de Indicação Geográfica (IG), sem custo para os produtores, para fortalecer o processo de comunicação junto ao mercado, bem como o projeto de digitalização das IGs brasileiras, com o objetivo de reduzir os custos de controle e rastreabilidade dos produtos, foram destaques.

Na mesma data foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Mensagem Presidencial 99/2022 de envio do texto do Acordo de Haia para a proteção internacional de desenhos industriais para o Congresso Nacional, mais um passo rumo à inserção do Brasil nos sistemas internacionais de PI administrados pela OMPI.

Após o café da manhã, as autoridades se dirigiram ao Palácio do Itamaraty para uma reunião sobre possíveis ações de aprofundamento da parceria do governo brasileiro com a OMPI, seguida da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento (MdE) entre a OMPI e algumas das instituições participantes do GIPI: Ministério da Economia (Presidência do GIPI), Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e INPI.

O MdE consolida e institucionaliza no âmbito do GIPI e da ENPI as cooperações que já ocorrem hoje na prática e propõe novas formas de cooperação que vão desde ações simples de compartilhamento e adequação de material para disseminação, até estudos, elaboração e execução de projetos de longo prazo para aprimoramento do sistema de PI e garantia dos direitos protegidos.

Por fim, representantes do Ministério da Economia, equipe da consultoria técnica, a equipe do INPI e representantes do governo britânico, celebraram o encerramento do projeto de reestruturação do INPI “Escritório de Propriedade Intelectual para o século XXI” financiado pelo Prosperity Fund, um fundo do governo britânico.

O projeto foi idealizado em 2016 e sofreu adequações ao longo dos anos, tendo como resultado final a revisão de 8 macroprocessos do INPI, entre eles os de marcas, desenhos industriais e patentes, além da implementação de um sistema de gestão de qualidade, implementação de ferramenta de precificação dos serviços e um diagnóstico sobre as necessidades da área de TI do INPI.

As 915 ações de melhorias propostas ao Instituto no relatório final serão avaliadas e priorizadas para implementação conforme a urgência das áreas e a disponibilidade de recursos do INPI, sendo que o projeto deixa também um importante legado para a inclusão de gênero e igualdade, com a criação do Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão no INPI, que irá liderar as ações nessa temática.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais