Início » Perto de completar três décadas, programa de concessão tem nove pedidos de devolução de ativos

Perto de completar três décadas, programa de concessão tem nove pedidos de devolução de ativos

A+A-
Reset
 

Perto de completar três décadas, o balanço do programa federal de concessão de ativos do setor de transporte (aéreo, rodoviário e ferroviário) no país registra êxito. Contudo, houve uma decretação de caducidade e, hoje, já existem nove pedidos de devolução amigável de ativos, conforme estabelece a Lei nº 13.448/17. Concessionárias de cinco rodovias, três aeroportos e uma ferrovia encaminharam ao governo pedidos para deixar o negócio. Esses ativos estão na fila para nova licitação.

O primeiro contrato do programa de concessão foi assinado em 29 de dezembro de 1994, envolvendo a Ponte Rio-Niterói, com duração de 20 anos. O contrato terminou, nova licitação foi feita e outro concessionário assumiu. O mesmo ocorreu com a Via Dutra, arrematada pela CCR pela primeira vez em 1995. No ano passado a empresa venceu o leilão novamente e terá mais 30 anos para administrar a rodovia, com investimentos previstos de R$ 15 bilhões em obras.

Mas, com a III Fase do Programa de Concessão, em 2013, surgiram problemas decorrentes da diminuição de tráfego devido à crise econômica e ao envolvimento de grupos concessionários em escândalos de corrupção. Em 2017 foi decretado o único caso de caducidade de uma concessão, administrada pela Galvão Engenharia: a BR 153, entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO).

Encontram-se em processo de devolução amigável as concessões das BRs 60, 153 e 262, no Distrito Federal, em Goiás e Minas Gerais. O grupo Triunfo é o principal acionista da concessionária Concebra. O processo já passou pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que qualificou o ativo para nova licitação. A BR 163, com duas concessões em dois estados (MS Via, do grupo CCR, em Mato Grosso do Sul; e Rota do Oeste, da Odebrecht, em Mato Grosso), também já foi qualificada para novo leilão.

A BR 040, entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais (até Juiz de Fora), concessão do grupo Invepar, já foi igualmente qualificada. O último pedido de devolução partiu da concessionária Arteris, para entregar a Autopista Fluminense (BR 101), entre Niterói e a divisa do Rio de Janeiro com Espírito Santo. O pedido de devolução é de maio de 2020 e a rodovia ainda aguarda o andamento do processo no PPI.

São três aeroportos na lista de devolução, caso de São Gonçalo do Amarante (RN), o primeiro a ser leiloado no país, em 2013. O aeroporto já está qualificado para nova concessão. Em seguida, vem o de Viracopos, em Campinas (SP), cujo pedido de devolução ocorreu em março de 2020. O aeroporto já foi qualificado pelo PPI para ser levado a novo leilão.

Fechando a lista dos aeroportos, o mais recente pedido foi apresentado este mês pela concessionária Changi (de Singapura), envolvendo o Galeão (RJ). O processo encontra-se em análise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Uma única ferrovia integra o bloco de ativos em processo de devolução: a Malha Oeste, da Rumo, a antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que fazia a ligação entre São Paulo e Corumbá (MS), na divisa com a Bolívia, com um ramal entre Campo Grande e Ponta Porã (MS). A ferrovia tem 1.970 quilômetros e o pedido de devolução é de julho de 2020. O ativo já foi qualificado para nova concessão.

Rodovias

BLOCO DAS BRS-060/153/262 (DF, GO,MG)Rota do Oeste (BR 163/MT)
Controlador

Grupo Triunfo

Controlador
Odebrecht
Leilão

2013/1º mandato de Dilma

Leilão
2013/1º mandato de Dilma
Situação

Qualificado pelo PPI para nova concessão

Situação
Qualificado pelo PPI para
nova concessão

 

MS VIA (BR 163/MS)BR 040 (DF/GO/MG)
Controlador

CCR

Controlador
Invepar
Leilão

2013/1º mandato de Dilma

Leilão
2013/1º mandato de Dilma
Situação

Qualificado pelo PPI para
Nova concessão

Situação
Qualificado pelo PPI para
Nova concessão

 

Autopista Fluminense – BR 101/RJ
Controlador

Arteris

Leilão

2007/2º mandato de Lula

Situação

Qualificado pelo PPI para nova concessão

 

AEROPORTOS

Aeroporto São Gonçalo do Amarante (ASGA)/RNAeroporto do Galeão
Controlador

Inframérica

Controlador
Shangi (Singapura)
Situação

Qualificado pelo PPI para nova concessão

Situação
Em análise pela ANAC

 

Aeroporto de Viracopos
Controlador

UTC/Triunfo

Situação

Qualificado pelo PPI para nova concessão

 

FERROVIA

Malha Oeste (antiga Ferrovia Noroeste do Brasil) entre SP e MS
Controlador

RUMO

Situação

Qualificada pelo PPI para Nova concessão

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais