Início » Ministério da Economia prorroga prazo de regularização fiscal do Simples até março

Ministério da Economia prorroga prazo de regularização fiscal do Simples até março

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaMinistério da EconomiaNotíciasPolítica

O deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator do Refis do Simples na Câmara dos Deputados, informou que o Comitê Gestor do Simples Nacional, do Ministério da Economia, decidiu prorrogar o prazo para regularização fiscal das empresas do Simples até 31 de março.

O prazo para que as empresas peçam a adesão ou reinserção ao Simples Nacional continua sendo 31 de janeiro, já que a data está definida em lei complementar e não poderia ser alterada por medida infralegal.

“Vencida essa necessária etapa, todos nossos esforços voltam-se à derrubada do veto assim que retomados os trabalhos do Legislativo”, disse Bertaiolli em nota. Ele conta o apoio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), congressistas e entidades, como a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), ”que somam-se a nós em nosso abaixo-assinado para demonstrar a importância da derrubada do veto para os pequenos negócios em 2022”, disse.

Negociação

Como compensação pelo veto ao projeto de regularização fiscal de pequenas empresas, o governo federal lançou em janeiro dois programas de negociação de dívidas de pequenas empresas. Contudo, de acordo com o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator do Refis do Simples na Câmara, a medida não substitui o projeto aprovado pelos parlamentares.

“São instrumentos tributários diferentes. O Congresso trabalhou muito no final do ano para aprovar uma ferramenta de parcelamento dos débitos, que é o Refis. Foi aprovado quase que por unanimidade”, defendeu, em entrevista à Arko Advice.

Segundo Bertaiolli, a única saída que restou aos deputados e senadores é derrubar o veto e promulgar o Refis. Ele explica ainda que será demandado ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) a marcação da sessão para análise dos vetos ainda em fevereiro.

Marco BertaiolliMinistério da EconomiaPaulo GuedesRefis do simples

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais