Início » ANTT marca primeiro leilão do ano e abre consulta para concessão de três rodovias

ANTT marca primeiro leilão do ano e abre consulta para concessão de três rodovias

A+A-
Reset

A ANTT abriu consulta pública para discutir a concessão de quatro lotes de rodovias federais nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. A agência anunciou também a data do leilão das BRs 381-262 (MG-ES), o primeiro do ano, no dia 7 do mês que vem.

Os investimentos previstos nas novas rodovias a serem concedidas – BRs 060-364 (dois trechos) e BR 070 – foram calculados em R$ 13 bilhões para todo o período de concessão. Incluem duplicações, terceiras faixas em pistas simples, dez pontos de apoio para caminhoneiros e pistas marginais nas principais travessias urbanas.

O projeto supera 2,5 mil quilômetros e o empreendimento integra o contrato firmado entre o Ministério da Infraestrutura e o BNDES como parte do total de 8,3 mil quilômetros de rodovias a serem repassadas à iniciativa privada. Os quatros lotes em consulta pública contemplam os seguintes trechos rodoviários:

Lote 01: BRs 060-452 (GO), com 425,70 quilômetros

Lote 02: BRs 060-364 (GO) e BR 364 (MT), com 502,80 quilômetros

Lote 03: BRs O70-174-364 (MT), com 887,60 quilômetros

Lote 05: BR 364 (RO), com 729 quilômetros

Está prevista a implantação de contornos urbanos em Goiânia e em Porto Velho. Os projetos foram estruturados de forma a garantir a modicidade tarifária e, ao mesmo tempo, viabilizar intervenções emergenciais nas vias a fim de aumentar a segurança e o conforto dos usuários, além de gerar menor perda de carga durante o transporte.

Primeiro leilão do ano

A diretoria colegiada da ANTT aprovou, em reunião extraordinária na quinta-feira, o edital de concessão das BRs 381-262 (MG-ES) com a data do leilão, a ser realizado no dia 7 do mês que vem, às 14h, na B3, em São Paulo. O leilão estava previsto para novembro, mas foi adiado para dezembro e remarcado para fevereiro.

Ajustes propostos pelo Ministério da Infraestrutura levaram à alteração da data para tornar o leilão mais atraente. As alterações despertaram o interesse de investidores e ao menos cinco grupos econômicos estudam o projeto. O contrato terá duração de 30 anos, prorrogáveis por mais cinco. As novas concessões passarão a incorporar as seguintes mudanças:

  • Inserção de instrumento contratual capaz de mitigar o risco que a variação dos custos dos insumos representa para os projetos;
  • Revisão da diretriz estabelecida sobre o percentual preestabelecido de receitas não tarifárias a serem consideradas no Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), tendo em vista o avanço da regulamentação do setor de telecomunicações, sobretudo após a edição da Lei nº 13.116/15, do Decreto nº 10.480/20 e do próprio leilão do 5G, em novembro de 2021;
  • Separação da integralização do capital social mínimo em dois momentos: (a) quando da assinatura do contrato da concessão; e (b) quando do início da cobrança de pedágio;
  • Previsão, especificamente para o projeto das BRs 381-262 (MG-ES), de que no Programa de Exploração Rodoviária (PER) os parâmetros técnicos sejam compatíveis com a realidade da rodovia para as novas intervenções de ampliação de capacidade.

O valor da tarifa de pedágio ofertada deverá observar o patamar máximo de R$ 0,12574/km para trechos de pista simples e de R$ 0,17603/km para trechos de pista dupla, valores fixados na data-base de abril de 2019.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais