Início » Alcolumbre: reforma tributária volta a ser analisada na primeira sessão de 2022

Alcolumbre: reforma tributária volta a ser analisada na primeira sessão de 2022

A+A-
Reset

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), se comprometeu de que a leitura do relatório da PEC 110 será feita na primeira sessão da comissão após o recesso parlamentar. O acordo foi firmado com o relator, Roberto Rocha (PSDB-MA) e intermediado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Independente de termos senadores contrários e contrários, temos que deliberar, pela importância da matéria”, disse Alcolumbre.

A decisão de não votar a PEC ainda neste ano chegou a acirrar os ânimos no Senado, na semana passada. O relator do projeto, Roberto Rocha, protestou: “Ouço falar aqui que é matéria para ser tratada em início de mandato. Eu quero dizer que dois terços dos senadores nem chegaram ao meio do mandato ainda. Essa matéria não é do governo; essa matéria é do Senado. Aqui é a Casa da federação. O governo sequer vai ter que promulgar essa matéria. Ela é decidida aqui mesmo, pelo Congresso Nacional”, disse.

O que diz a PEC 110?

O relatório mais recente apresentado pelo senador Roberto Rocha prevê a criação de um imposto sobre bens e serviços (IBS) de base ampla e não cumulativo. Seria um IBS dividido em dois, em uma espécie de IVA-Dual. O primeiro, o IBS Federal, se propõe a unificar:

  • Cofins e Cofins-importação (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • PIS/Pasep (Programa de Integração Social – e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

O segundo IBS será focado em incorporar tributos estaduais e municipais:

  • ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação); e
  • ISS (imposto sobre serviços de qualquer natureza).

O novo relatório, diferente do anterior, define que não farão parte do IBS os seguintes impostos: o IOF, o salário-educação e a Cide-combustíveis.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais