Início » Banco Mundial: Brasil ocupa 7° lugar em ranking de liderança em Governo Digital

Banco Mundial: Brasil ocupa 7° lugar em ranking de liderança em Governo Digital

A+A-
Reset

O Brasil ocupa o 7° lugar no ranking do Banco Mundial que avalia países com maturidade em Governo Digital. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, uma lista que avalia o estado da transformação digital do serviço público em 198 países pelo mundo.

Nas Américas, o Brasil é o primeiro do ranking, acima de Estados Unidos e Canadá. Entre os 10 primeiros, o país é o único país com mais de 100 milhões de habitantes. A classificação é justificada pelo avanço da plataforma GOV.BR, que permite o acesso único a serviços digitais e facilita o relacionamento do cidadão com o governo.

A plataforma tem cerca de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira – em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão. O secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, comemorou o afirmando que a conquista é resultado do empenho de todos no combate à burocracia.

O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou 198 economias globais sob quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo; aprimoramento da prestação de serviços; integração do engajamento do cidadão, e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.

O Brasil demonstrou avanços nas quatro áreas e superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados. Apenas 43 nações obtiveram desempenho considerado ‘muito alto’ pelo Banco Mundial.

À frente do Brasil, estão Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais