Início » Ministério da Economia adota novos procedimentos para controle de importação

Ministério da Economia adota novos procedimentos para controle de importação

A+A-
Reset

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (ME) adotou novos procedimentos para o controle de cotas tarifárias de importação previstas por acordos comerciais com países integrantes da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).

As cotas permitem o ingresso de determinadas quantidades de mercadorias no Brasil com redução das correspondentes alíquotas do Imposto de Importação. A Portaria nº 108 foi publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (26/8).

Uma novidade que impacta as importações de automóveis e produtos automotivos originários da Argentina, Paraguai e Uruguai sujeitas a cotas tarifárias negociadas. Desde o dia 2 de setembro essas operações ficarão dispensadas da exigência de licenciamento de importação de responsabilidade da Secex. Nesses casos, o acompanhamento das operações pela Secretaria passa a ser feito após o despacho das importações.

Outra mudança implementada é sobre a cota tarifária de importação de arroz originário do Suriname. Devido à alteração das orientações de preenchimento das Declarações de Importação (DI) pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, tornou-se necessária a realização de ajustes nos procedimentos para a prestação de informações nos pedidos de licença de importação correspondentes a essas operações específicas.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais