Início » PoderData: Avaliação negativa do governo é de 56%

PoderData: Avaliação negativa do governo é de 56%

A+A-
Reset

A pesquisa do PoderData divulgada hoje (19) sobre a avaliação do governo Jair Bolsonaro aponta que o índice negativo (ruim/péssimo) atingiu 56%. No levantamento anterior, realizado de 2 a 4 de agosto, o percentual era de 55%. A avaliação positiva (ótimo/bom), por outro lado, oscilou de 29% para 28%. E o percentual regular passou de 11% para 13%. Como a margem de erro da pesquisa é de hoje dois pontos percentuais para mais ou para menos, os números da avaliação do governo mostram uma estabilidade.

O dado positivo para Bolsonaro é que, mesmo vivendo uma conjuntura adversa marcada pelo aumento da inflação, alto desemprego e atritos institucionais que têm gerado manchetes negativas contra o governo, sua base social – um terço da população – segue consolidada. Por outro lado, a maioria da opinião pública desaprova o presidente, mostrando a existência de um sentimento antibolsonarista.

De acordo com o PoderData, os segmentos que mais avaliam positivamente o governo são os homens (35%), com mais de 60 anos (35%) e habitantes da região Sul (41%). Por outro lado, quem mais desaprova o presidente são as mulheres (54%), com faixa etária de 16 a 24 anos (64%), habitantes do Nordeste (64%), ensino superior completo (58%) e renda mensal de 2 a 5 salários mínimos (59%).

Apoio ao impeachment sobe para 58%

Outro dado negativo para Jair Bolsonaro é que em comparação com o levantamento realizado de 5 a 7 de julho, saltou de 50% para 58% o percentual dos entrevistados que entendem que o presidente deve sofrer impeachment. E caiu de 45% para 32% o índice dos entrevistados que avaliam que Bolsonaro não deve sofrer impeachment.

Embora a abertura de um processo de impeachment seja improvável, ao compararmos as avaliações negativas e positivas do governo com o índice dos que apoiam e rejeitam o impeachment temos números bastante similares.

Ou seja, 56% desaprovam Bolsonaro e 58% apoiam seu impeachment. Por outro lado, 28% aprovam o governo e 32% rejeitam o impeachment do presidente.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais