Início » Norte-Sul tem mais 200 quilômetros em operação

Norte-Sul tem mais 200 quilômetros em operação

A+A-
Reset

A Cosan, através da operadora Rumo, colocou em operação definitiva, na terça-feira passada, mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul, no sentido norte. Os trens já estavam circulando em fase de testes nesses 200 quilômetros que ligam, em Goiás, o terminal de São Simão a Rio Verde, onde será inaugurado um terminal multimodal para escoamento de produtos agrícolas e recebimento de fertilizantes.

Desde que venceu o leilão de concessão da ferrovia entre Estrela D’Oeste (SP) e o terminal de Porto Nacional (TO), em março de 2019, a Cosan já colocou em operação 372 quilômetros da ferrovia. Faltam 300 quilômetros para que os trens possam chegar ao terminal de Anápolis (GO), a partir do qual a ferrovia já se encontra em operação até o porto de Itaqui (MA).

O trecho arrematado pela Rumo totaliza 1.537 quilômetros, que formam a Malha Central. A empresa investiu R$ 400 milhões para deixá-lo em condições de uso. A partir de agora, a Malha terá capacidade para mais 11 milhões de toneladas de grãos por ano, recebendo carga do sul de Goiás e do leste de Mato Grosso.

Quando entrar em operação a parte entre Rio Verde e Anápolis, a Rumo poderá operar trens transportando contêineres entre os portos de Santos (SP) e de Itaqui, utilizando as malhas operadas pela VLI e pela Vale (EFC). Planejado para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, o projeto da Norte-Sul deverá ter 4.155 quilômetros, ligando os portos do norte do país até o porto de Rio Grande/RS.

O Ministério da Infraestrutura prepara-se para iniciar negociações com a Cosan a fim de antecipar a renovação do contrato relativo à Malha Sul (a partir de Estrela D’Oeste, em direção ao Rio Grande do Sul), que terá interseção com a Ferroeste, no Paraná, dando acesso ao porto de Paranaguá e a uma provável ligação com o litoral catarinense.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais