Início » Movimentação portuária cresce nos primeiros cinco meses de 2021

Movimentação portuária cresce nos primeiros cinco meses de 2021

A+A-
Reset

A movimentação de cargas do setor portuário brasileiro, público e privado, cresceu durante os cinco primeiros meses de 2021, entre janeiro e maio, em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no total, foram movimentadas 484,7 milhões de toneladas de cargas pelos terminais do país.

Durante o período, os portos privados registraram um aumento de 9,27% de carga transportes, o que equivale, de acordo com os dados do Ministério da Infraestrutura, a 315,5 milhões de toneladas de cargas. Os portos públicos obtiveram o resultado de 9,14% a mais, chegando a movimentação de mais de 169 milhões de toneladas.

A cabotagem de contêineres também cresceu e movimentou 14% a mais que em 2020. “O crescimento é uma prova de que o setor está conseguindo dar conta da demanda, atendendo os setores resilientes da economia, como é o caso do agronegócio e setor mineral, e aquela história de portos ineficientes está ficando cada vez mais no passado”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Portos e cabotagem: BR do Mar

Em 2020, o governo Federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) 4199/20, de incentivo à cabotagem (e que institui a chamada de BR do Mar). Com isso, de acordo com o governo, espera-se o aumento de 40% da capacidade da frota marítima dedicada a cabotagem nos próximos três anos. A proposta ainda aguarda votação no Senado Federal.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais