Início » Prazo para votação da MP da Eletrobras termina amanhã (22)

Prazo para votação da MP da Eletrobras termina amanhã (22)

A+A-
Reset

A Câmara dos Deputados precisa votar até a próxima terça-feira (22), a Medida Provisória nº 1.031/21, que trata da capitalização (privatização) da Eletrobras. O prazo para que o Legislativo se manifeste sobre o texto, entregue pessoalmente no dia 23 de fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), expira amanhã.

Na quinta-feira, o plenário do Senado aprovou a MP sob a forma de projeto de lei de conversão (PLV nº 7/21). Foram 42 votos a favor e 37 contra. Como o texto aprovado pelos deputados em 20 de maio sofreu alterações no Senado, voltou à Câmara. Segundo o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator da MP na Câmara, os deputados vão manter o texto conforme saiu do Senado. “Foi tudo acordado”, explicou, referindo-se às alterações.

Associações do setor calculam que as emendas introduzidas no texto original por deputados e senadores terão impacto de R$ 84 bilhões nas contas de luz, valor que será pago pelos consumidores ao longo de décadas. O governo entende que a privatização da empresa pode reduzir a conta de consumo de energia em até 7,36%, só não detalhou como o cálculo foi feito.

A União tem pouco mais de 60% das ações da estatal controlando a empresa. Com a emissão de novas ações da companhia, essa fatia cairá para um patamar em torno de 45%. Apesar de perder o controle da Eletrobras, a União terá uma ação de classe especial (“golden share”).

Os acionistas até poderão ter, individualmente, mais que 10% do capital social/votante, mas não poderão exercer poder de voto acima de 10% do seu capital votante. A “golden share” dá poder de veto para a União evitar a mudança dessa regra. De acordo com o texto aprovado, esse mecanismo poderá ser usado na desestatização de outras empresas.

Funcionários da Eletrobras demitidos nos 12 meses subsequentes à privatização terão direito à recolocação em outras empresas controladas pela União por terem ingressado na companhia por meio de concurso público. Na sexta-feira, um dia após a votação no Senado, as ações da empresa registraram alta superior a 10%. Analistas apontam que poderá haver novas altas.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais