Início » Parceria com hub ligado ao G-20 estimula agenda de concessões e privatizações no setor de infraestrutura

Parceria com hub ligado ao G-20 estimula agenda de concessões e privatizações no setor de infraestrutura

A+A-
Reset
No final de 2019, o Brasil e o Global Infrastructure Hub (GI Hub) iniciaram uma parceria na fomentar a agenda de infraestrutura com enfoque em sustentabilidade, resiliente e inclusão. A parceria recebeu o nome de “Programa de Engajamento do País” e teve como foco as privatizações e concessões no setor de infraestrutura.

O valor estimado com os projetos de infraestrutura leiloados entre 2020 e 2022 é de US$44,66 bilhões. A iniciativa tem um papel importante no fomento de melhores práticas e na agenda de inovações, trazendo maior alinhamento do Brasil com outros países.

O programa teve quatro enfoques principais: avaliação do mercado de privatização de portos, estudo sobre financiamento privado de longo prazo no setor de infraestrutura; estudo de estudo de benchmarking sobre estratégias de mitigação de risco em moeda estrangeira; e melhoria da capacidade de preparação de projetos.

O secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, destaca a importância da iniciativa para aumentar a participação privada na infraestrutura brasileira.

Diversidade de stakeholders

Além do GI Hub, essa parceria conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Grupo Banco Mundial; Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Fundação de Infraestrutura Sustentável (SIF, na sigla em inglês), Boston Consulting Group, Maritime & Transport Business Solutions: New Development Bank (NDB); IG4 Capita; Norton Rose Fulbright; Santander; Parceiros Vinci e diversos representantes dos Ministérios da Economia e da Infraestrutura.

Source

A cooperação tem um papel importante para auxiliar o Brasil na resolução de gargalos estruturais. Nesse contexto, o Brasil passará a utilizar a plataforma Source, que é utilizada internacionalmente como referência para padronização e organização de dados de concessões, desde as fases iniciais.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais