O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu, vítima da covid-19, na noite da última terça-feira (13), em Brasília. O parlamentar estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, e era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
José Carlos Schiavinato foi o primeiro deputado federal em exercício a falecer em decorrência da Covid-19. No Senado, já foram contabilizadas três mortes de parlamentares ativos em decorrência da doença, os senadores Major Olímpio, José Maranhão e Arolde de Oliveira.
Em março deste ano, Schiavinato tinha perdido a esposa, Marlene Schiavinato, também em decorrência do novo coronavírus
Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, Schiavinato tinha 66 anos e estava internado desde 3 de março na capital. Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Schiavinato foi deputado estadual no Paraná (2015-2018) e prefeito de Toledo (PR) por dois mandatos (2005-2012).
Luto oficial na Câmara
Em razão da morte do parlamentar, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial de três dias na Casa. Além disso, suspendeu todos os trabalhos no plenário e nas comissões nesta quarta-feira (14).
Por meio de seu perfil no Twitter, Lira afirmou ter recebido “com pesar” a notícia da morte de Schiavinato.
Com pesar,recebo a informação do falecimento do deputado e colega de partido José Carlos Schiavinato.Estou decretando luto oficial na Câmara dos Deputados.Estão suspensos hoje todos os trabalhos em plenário e nas comissões.Minhas condolências aos familiares neste difícil momento.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) April 14, 2021
O Regimento Interno da Câmara prevê a possibilidade de suspender as sessões em virtude de falecimento de congressista da legislatura, entre outras situações.