Início » Resolução de entraves agropecuários entre Brasil e Argentina sinalizam avanços entre os vizinhos

Resolução de entraves agropecuários entre Brasil e Argentina sinalizam avanços entre os vizinhos

A+A-
Reset

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra, esteve em Brasília com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina. A reunião foi realizada para avaliar medidas e estreitar a cooperação comercial entre Brasil e Argentina. Um ano após o início desse trabalho de aproximação, 49 dos 54 itens pendentes de resolução foram resolvidos.

Entre os temas que foram acordados estão a abertura e reabertura de mercados de farinhas, carnes, lácteos, grãos, pet food e frutas. A autorização da importação de camarões inteiros e limpos da Argentina e resolução de problemas sanitários na exportação de uvas e maçãs são exemplos de entraves antigos entre os dois países que foram resolvidos.

A ideia dessa aliança é que a partir da resolução de gargalos históricos, Brasil e Argentina se posicionem melhor internacionalmente, se consolidando como fornecedores globais de alimentos seguros e sustentáveis. Na nota conjunta à imprensa, divulgada após a reunião, além do desenvolvimento sustentável, foi destacada também a cooperação bilateral na área de pesquisa entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais