Início » Comsefaz envia ao Congresso nova versão da proposta de reforma tributária

Comsefaz envia ao Congresso nova versão da proposta de reforma tributária

A+A-
Reset

O Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz) enviou à Câmara dos Deputados e ao Senado uma nova versão da proposta para a reforma tributária, com ajustes no texto que deve ser usado para acoplar o ICMS nos projetos que já tramitam no Congresso (PEC 45, PEC 110 e o PL da CBS).

O novo texto do comitê dá mais segurança jurídica e garante a tributação dos novos serviços e mercadorias da chamada economia digital dentro do próprio IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A proposta do Comsefaz também reformula o futuro Comitê Gestor do IBS (agora chamado de Conselho Federativo), abrindo espaço para a participação da União.

O antes chamado Fundo de Compensação das Exportações – pleiteado pelos Estados à União para bancar as perdas de arrecadação nas exportações – passa a se chamar Fundo de Incentivo às Exportações.

Segundo o Comsefaz, essa mudança reforçaria que o objetivo do fundo é garantir a manutenção e expansão do sistema de logística direcionado às vendas externas. A criação desse fundo prevê repasses de até R$ 480 bilhões em dez anos aos entes federados.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais