Início » Reajuste de servidores continua na pauta

Reajuste de servidores continua na pauta

A+A-
Reset

Foi aprovado na semana passada o projeto de lei que poupa várias categorias de servidores do congelamento de salário por 18 meses. De acordo com o texto, podem ter reajuste: militares das Forças Armadas e da segurança pública, servidores das carreiras periciais, agentes socioeducativos, de limpeza urbana, de serviços funerários e de assistência social, trabalhadores da educação pública e profissionais de saúde da União, dos estados e dos municípios. A redação do texto aprovado pelo Congresso foi duramente criticada pela equipe econômica. Pelas contas do Ministério da Economia, a economia potencial de R$ 130 bilhões ficaria reduzida a R$ 43 bilhões.

Embora o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), tenha dito que o projeto contou com a concordância do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que se a recomendação do ministro da Economia, Paulo Guedes, for pelo veto, o dispositivo será vetado. O assunto, de uma forma ou de outra, voltará ao Congresso. Todo veto presidencial volta para exame do Congresso, que pode mantê-lo ou derrubá-lo. Alguns vetos de Bolsonaro já foram derrubados pelos parlamentares.

O governo cogita a edição de uma medida provisória tratando apenas dos funcionários da saúde. A edição de uma MP também traz riscos, já que categorias vetadas pelo presidente podem ser reincluídas por meio de emendas. Se o governo simplesmente vetar, a pressão pela derrubada do veto será grande. Se vetar e editar uma MP sobre o tema, a pressão sobre a derrubada pode até diminuir, mas aumenta o risco de alterações na medida provisória.

De acordo com um importante líder partidário consultado pela Arko Advice, o Congresso deve manter o veto presidencial. Será, porém, uma brecha para que os partidos do Centrão, que cobram mais espaço no governo, passem a exigir mais contrapartidas por parte do Planalto.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais